quarta-feira, 12 de março de 2014

A multa

postado por Thaís


Parem as turbinas que lembrei de um acontecimento marcante - terrível - do primeiro dia em Paris.

Estávamos com nosso vinho e nossa alegria indo para a Torre Eiffel de metrô, quando na saída da estação vimos um fiscal.

Em Paris (e acho que em toda Europa), você compra seu ticket, valida ele na catraca e algumas vezes valida novamente na saída, outras vezes não. Acontece que para evitar o golpe de malandrinhos que entram sem pagar, fiscais ficam na saída de algumas estações conferindo todos. Por isso, sempre, SEMPRE valide seu ticket e mantenha-o com você.

Eu, como cidadã de bem, acompanhada da corretíssima advogada Simone, comprava o ticket e mantinha comigo sempre.

O fiscal pediu o ticket da Simone e o meu, ela entregou, ele conferiu e passou.

Eu.fui.barrada! (PÂNICO)

O cara falava grosseiramente que eu estava com o ticket do dia anterior e que precisava pagar JÁ uma multa de 30 euros (+ou- R$ 100,00). Tentei argumentar, entender, mas ele nem me deu trela. Sério, eles não dão conversa. Paguei quase chorando de ódio, vergonha e injustiça. Não entendia como a máquina tinha aceitado minha entrada com um ticket de ontem, porque pular a catraca eu não tinha pulado.

Depois descobri que, como guardava na bolsa os mil tickets que usava, confundi na hora de mostrar o certo. E a agressividade do fiscal não ajudou nada na hora do pânico. 30 euros a menos na mão e lição aprendida pra sempre: valide os tickets, guarde com você; saiu do transporte, jogue fora!

E se tomar uma multa, faça como nós: relaxe e TOME UM VINHO.



ROTEIRO

Paris extra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário